Publicado em Livros

Cidade de Vidro

Uma das minhas resoluções de ano novo é desenterrar livros, então aproveitei pra começar com a Maratona Literária de Verão, que eu floppei lindamente…

Mas bem, Cidade de Vidro é um livro que estava lá na minha estante há algum tempo. Um dos motivos de eu estar enrolando para ler essa série (além de obviamente achar Clary e Jace extremamente irritantes), é que eu só tinha os dois primeiros livros e, quando ganhei o restante da minha mãe, eles ficaram esquecidinhos lá na estante por um tempo.

Depois que saiu o livro do Magnus (porque basicamente só leio por ele e pelo Alec) e saiu a série (que só assisto pelo mesmo motivo anterior), me deu uma coceirinha pra continuar a ler.

Pois bem, a história continua quase de onde o anterior parou. Todos vão para Idris, que é a Cidade de Vidro propriamente dita (finalmente esse título faz sentido), mas querem deixar a Clary de fora, porque o Jace acha que o Valentim vai atacar lá pra pegar o último instrumento mortal (ou simplesmente porque ela é insuportável e não serve pra nada). Pra variar, a Clary age como a criança mimada que ela é e faz uma monte de merda, uma atrás da outra, durante praticamente todo o livro.

Não vou ficar me estendendo muito na história do livro, porque não tenho muita paciência (e você já vai entender o motivo). Vou então falar do que eu gostei e do que não gostei:

SPOILERS

Coisas que gostei:

  • Alec e Magnus se beijando no meio da treta e fazendo a família tradicional Shadowhunter chorar.
  • A parte que mais achei que ia ser ridícula foi o que mais fez sentido: a explicação da Clary e do Jace não serem irmãos. Eu bem achei que seria uma novela mexicana estilo A Usurpadora, mas não é que eu curti a explicação? Desde o momento em que o Sebastian apareceu, eu achei que ele fosse espião. Nunca engoli. Mas não esperava que ele fosse o Jonathan! Isso realmente me pegou de surpresa, mas no final fez todo o sentido.
  • Simon ❤
  • Irmãos Lightwood ❤

Coisas que não gostei:

  • Gente… Sério… Até agora não entendi bem qual é a função desses Instrumentos Mortais… Ok, o cálice faz Shadowhunters, a espada invoca demônios e o espelho serve pra invocar o anjo… Tá… MAS NÃO SERVIU PRA NADA!!! Cassandra Clare, por favor, foco no objetivo da trama! Certeza que ela foi inventando tudo conforme escrevia… Só pode!
  • Valentim… Sério que o Valentim, o cara mais foda e inteligente de todos os tempos fez uma burrice daquelas??? Sério que ele invocou o anjo pra pedir pra ele matar gente? E ele achou que o anjo ia dizer “Beleza!”? Affe gente… Sério que foram 3 livros pra isso? E pior, ele acaba morto pelo anjo de uma forma totalmente babaca…
  • Clary é insuportável! Cada cena que ela aparecia eu queria morrer (quase o livro todo). Não aguento aquele dramalhão dela de achar que o mundo dela está acabando e só ela importa. Aí junta ela e o Jace e começa um drama duplo… Ô casalzinho chato! No final eu tava até já torcendo pra eles ficarem juntos e parar com aquele drama insuportável.

Bem, acho que esses são os pontos principais. Acabei dando 4 estrelas pra esse livro, porque apesar de reclamar tanto assim, eu gostei de ler. Quando a treta realmente começa, eu li muito rápido e, além disso, a reviravolta final e a história de como tudo aconteceu também me cativaram.

Olhei minha estante e vi que ainda tem dois livros… Oi? Mas a história não acabou?? Pois é, se tivesse acabado nesse livro estava ótimo. Não faço nem ideia do que se trata os próximos livros. Na verdade, até imagino que o Sebastian (Jonathan) não tenha morrido de fato e volte pra matar todo mundo. Bem previsível…

Meu plano é terminar essa série nesse ano, então pretendo ler esses dois livros em breve (e são pequenos).

Será que melhora ou vou preferir que tenha terminado no terceiro?

Anúncios

2 comentários em “Cidade de Vidro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s