Publicado em Filmes, Livros

Precisamos falar sobre Maze Runner

Hoje eu finalizei a leitura do último livro lançado da série Maze Runner e acredito que este seja realmente o último.

No todo a série conta com 6 livros:

  1. Correr ou Morrer  ★ ★ ★ ★ ★
  2. Prova de Fogo  ★ ★ ★
  3. A Cura Mortal  ★ ★ ★ ★
  4. Ordem de Extermínio  ★ ★ ★ ★ ★
  5. O Código da Febre  ★ ★ ★ ★
  6. Arquivos  ★ ★ ★

Apesar de Arquivos ter sido lançado antes de O Código da Febre, acredito que é mais esclarecedor se os livros forem lidos nessa ordem, até reli ele (é tão curtinho que dá pra ler em meia hora) quando terminei O Código da Febre.

Pra quem nunca teve contato com o livro ou com o filme, vou colocar a sinopse do primeiro livro aqui:

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam A Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar – chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente.

Para que ninguém se iluda (e isso acontece bastante), apesar do nome da série ser Maze Runner, apenas o primeiro livro se passa no labirinto. Esta história principal é, na verdade, uma trilogia. Ela termina na Cura Mortal. Vou falar um pouquinho, mas sem detalhes para não dar spoilers.

O primeiro livro é muito bom. O melhor dos três. Me manteve ansiosa e curiosa pra saber tudo. Os meninos estão sem memória, então você só sabe o que eles sabem. Isso deixa você tão curioso quando eles estão para saber das coisas.

O Prova de Fogo já é beeeeeem mais parado. Não tem muito da adrenalina que tem o primeiro e eu passei muita raiva com alguns personagens. Fora que você fica esperando que coisas sejam explicadas e algumas são, mas aparecem mais perguntas ainda.

O Cura Mortal não é tão bom quanto o primeiro, mas também é muito legal. Adrenalina o tempo todo. Cada capítulo é um tiro. Porém, minha maior crítica é que MUITA coisa não é respondida! O final é bom e eu já imaginava que fosse acabar mais ou menos daquele jeito, mas isso de não responder um monte de coisa me fez querer morrer!

Agora vem o melhor livro de toda a série! Ordem de Extermínio conta o início de tudo. Como uma distopia, o mundo de Maze Runner é pós apocalíptico. O planeta foi devastado por chamas solares, que mataram a maior parte da vida e, depois disso, ainda teve a pandemia do Fulgor. Este livro conta como tudo aconteceu, desde o momento das chamas solares até o início da Pandemia. É muito bom! Esclarece muita coisa à respeito de como está o planeta e sobre o Fulgor, mas principalmente sobre o CRUEL (não vou dizer quem é pra não dar spoiler).

Por último temos O Código da Febre. Esse conta sobre a construção do labirinto do primeiro livro e aí sim temos todas nossas perguntas respondidas. É incrível como apesar das dúvidas que eu tinha, muitas coisas que eu pensava estavam certas. Às vezes as respostas são mais simples do que parecem. Enquanto eu lia, pensei em dar 3 estrelas apenas já que estava achando a história meio parada, mas algumas respostas dadas no final me fizeram escolher 4 estrelas. Essas respostas não me surpreenderam, mas eu gostei muito de como tudo fez sentido.

Arquivos, como eu disse anteriormente, apesar de ter sido lançado antes, faz mais sentido ler no final. O livro tem menos de 80 páginas e são literalmente arquivos do CRUEL (memorandos e etc). Eles são muito interessantes de ler e esclarecem alguns acontecimentos presentes nos 5 livros. Vale a pena ler.

Personagens favoritos: Newt e Minho. ❤ ❤ ❤

Para quem não sabe, já foram feitos filmes para os dois primeiros livros e o terceiro está sendo filmado, se não me engano. O primeiro filme é muito bom e bem fiel ao livro (apesar daquelas mudanças que sempre tem). Já o segundo é completamente diferente do livro. COM-PLE-TA-MENTE. Algumas características são mantidas, mas a história muda toda. Tenho que confessa que achei muito mais interessante do que o livro, mas agora não tenho a menor ideia de que rumo a história vai tomar no final. Minha maior crítica são os Cranks que fizeram parecendo zumbis.

Agora vou precisar comentar um SPOILER aqui embaixo. Não leia porque é dos grandes!




Eu SABIA que a Tereza estava com as memórias intactas desde o início! Nunca consegui simpatizar com aquela garota desde a primeira aparição dela. Quando ela morreu no final, eu até comemorei!!!!

Um comentário em “Precisamos falar sobre Maze Runner

Deixe um comentário

