Publicado em Livros

Três Coroas Negras #MLI2017

E não é que as leituras estão rendendo?

Nesta madrugada (li até às 5h!!!) eu terminei Três Coroas Negras da Kendare Blake. Já fazia algum tempo que este livro estava me chamando atenção na livraria, então quando ele entrou na leitura conjunta da #MLI2017, comprei na Amazon Day e já coloquei nas leituras da maratona. Mesmo ele sendo o último livro da TBR, comecei a ler logo para intercalar entre os dois livros do Benjamin Alire Sáenz.

Eu não sabia muito bem sobre o que se tratava o livro, só sabia que era sobre três irmãs que disputariam um trono e que teria muita intriga política nesse meio. Isso foi muito bom, porque a sinopse oficial (agora que li) não descreve bem o livro e, particularmente, acho que poder dar certa expectativa que pode te frustrar depois. Então vou contar mais ou menos a história do meu ponto de vista.

Realmente a história trata de trigêmeas que foram separadas ainda crianças para futuramente disputarem o trono da ilha Fennbirn. Cada irmã é criada por uma espécie de clã: Mirabella é criada pelos elementais, que manipulam os 4 elementos; Arsinoe é criada pelos naturalistas, que controlam plantas e animais; e Katharine criada pelos envenenadores, manipuladores de venenos. Aos 16 anos, as três precisam “lutar” entre si e a que conseguir matar as outras duas se torna rainha.

Pensa em um mundo comandado por mulheres. Esse é o mundo do livro. A sociedade da ilha é totalmente matriarcal. As mulheres dominam tudo! Tem até uma parte do livro, que um menino que passa um tempo no continente comenta que lá os homem não precisam ficar com medo das palavras das mulheres. Isso mostra que provavelmente no continente a sociedade é igual a nossa, mas o continente não é muito abordado na história.

Quando eu comecei a ler o livro, eu tive um GRANDE problema com a narrativa (ou tradução). O livro inteiro é narrado no presente, em vez do passado. Por exemplo, está escrito “Arsinoe bebe o chá e empurra o prato na bancada”. Eu não sei explicar o motivo, mas ter um livro inteiro narrado assim em português ficou MUITO estranho. Até comentei sobre isso no grupo da maratona e várias pessoas comentaram a mesma coisa. Tem também diálogos que eu ficava muito confusa de quem estava falando o que. Não sei, novamente, se isso é um problema da narrativa da autora ou da tradução, mas confesso que essa edição brasileira merecia uma nova revisão (entrei alguns erros no texto também).

Isto quase me fez desistir do livro, mas a história me deixou tão curiosa que eu insisti. Confesso que foi a melhor coisa que eu fiz! Apesar dessa narrativa estranhíssima, a história vai tomando rumos que eu ficava cada vez mais ansiosa pra saber o que iria acontecer, tanto é que consegui ignorar completamente esse problema. Eu não conseguia parar de ler!

As três princesas são personagens muito boas. Cada uma tem suas características e eu não consegui decidir qual delas eu prefiro que seja rainha. Acho até que essa é a ideia da autora. As três tem suas virtudes e seus defeitos e isso fez com que eu conseguisse gostar das três igualmente. Os personagens secundários já é mais complicado ainda, porque eu não conseguia confiar em ninguém! Tem até um cara chamado Pietyr e se tem algo que eu aprendi com Game of Thrones foi nunca confiar em alguém com esse nome!

Um probleminha que eu tive foi com um instalove que ocorre no meio da história. Eu não consegui engolir esse casal nem a pau! Mesmo eu sabendo que há um porquê desse relacionamento ter acontecido e ter sido desta forma, ainda achei bem sem graça. Não me convenceu nadinha.

Apesar de ter apontado vários problemas, a história é realmente boa. Eu dei 4 estrelas no Goodreads e terminei o livro ANSIANDO pelo próximo! Sabe quando um livro termina numa parte em que você fica “COMO ASSIM ACABOU AGORA???” Foi exatamente assim que acabou. Minha grande dúvida é espero sair o próximo em português ou leio em inglês mesmo, já que não gostei muito da tradução?

Ah! Já ia esquecendo! Dia 5 de agosto às 20h terá uma live no Geek Freak sobre esse Read Along com os 5 organizadores da MLI217 e sim, terá spoilers.

Every gift is light and dark.”

― Kendare BlakeThree Dark Crowns

Deixe um comentário

