Publicado em Livros

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Eu não tenho a menor ideia do motivo de eu ter demorado tanto para escrever sobre este livro aqui, sendo que terminei a leitura em novembro. Talvez tenha sido a falta de tempo (fim de semestre) ou a ressaca literária que eu estou desde o término….

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil da Becky Chambers veio na mala do Turista Literário de setembro e, apesar de eu ter levado algum tempo pra ler (trabalho), foi uma das minhas leituras favoritas do ano! ❤

O livro conta a história da tripulação da Andarilha, uma nave que fura túneis intergalácticos (se é que posso dizer assim). A nave é pequena e simples e possui uma tripulação bem variada, tanto de gênero como de espécie. Basicamente, acompanhamos a longa viagem da Andarilha ao planeta Hedra Ka e durante a leitura ficamos sabendo um pouco mais sobre cada tripulante. A sinopse do livro é basicamente esta.

Quando se lê o que eu escrevi acima, não parece uma leitura muito convidativa se você não tem uma atração natural por literatura sci-fi. Há quem diga que o livro é lento e não acontece muita ação. De fato, há certo vocabulário complicado que você pode ter alguma dificuldade de se acostumar, mas os personagens são tão envolventes que nem dá pra se importar com isso.

Uma das coisas que eu mais gostei deste livro foram os personagens e como eles são bem construídos. Cada um tem sua história, que é contada aos poucos durante a narrativa, e cada uma delas é incrível! Temos raças alienígenas com suas próprias histórias e costumes, temos humanos “marcianos” e humanos “exodonianos”, temos até uma Inteligência Artificial totalmente “sapiente”!

Além de todos estes personagens incríveis, temos também relacionamentos incríveis! Temos relações interespécies! Tem uns três relacionamentos deste tipo entre personagens diferentes, sendo um deles lésbico (do ponto de vista humano apenas). Tem tanta história nesse livro para se pensar!

Outro ponto sensacional é que eu sou levemente viciada em Mass Effect e esse livro me lembrou muito o jogo. Tirando a questão da guerra que ocorre nos jogos, se você já jogou Mass Effect saiba que o tipo de relacionamento da tripulação do livro é bem parecido com o jogo. Enquanto eu lia, parecia que estava jogando um novo jogo da franquia, com menos tiros, claro.

Enfim, esse livro foi tão maravilhoso que me faltam palavras pra descrever o que eu li. Eu marquei vários quotes, mas vou deixar aqui embaixo o meu favorito:

De certa forma, a ideia de um estoque compartilhado de genes que flutuam através da galáxia é muito mais fácil de aceitar do que a noção assustadora de que talvez nenhum de nós tenha a capacidade intelectual de entender como a vida de fato funciona.”

Becky Chambers – A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s