Publicado em Livros

Uma Sombra Ardente e Brilhante

Uma Sombra Ardente e Brilhante da Jessica Cluess foi o livro de outubro do Turista Literário e minha última leitura de 2017. Eu tenho um misto de sentimentos a respeito desse livro, mas antes de tentar explicar, vamos à sinopse:

Henrietta Howel tem o poder de explodir em chamas. Quando é obrigada a expor suas habilidades ela tem certeza de que será executada. Apenas os feiticeiros podem usar magia, e nenhum deles é mulher. Ela se surpreende quando não só é poupada da guilhotina, mas também nomeada a primeira feiticeira em séculos. Ela é a garota profetizada, aquela que derrotará os Ancestrais – seres sanguinários que aterrorizam a humanidade. Henrietta então passa a treinar dia e noite com um grupo de feiticeiros ansiosos para testar as habilidades – e o coração – da garota da profecia. Mas será que Henrietta é mesmo a garota da profecia?

Quando eu recebi este livro, eu não fazia ideia do que se tratava, nem nunca tinha escutado falar sobre ele. Depois de ler o guia de viagem e analisar os itens que vieram na malinha do turista, minhas expectativas eram as seguintes:

  • a história parece ser uma fantasia muito interessante;
  • a Henrietta parece ser uma personagem negra (tirei essa conclusão por causa de um dos itens), então deve falar sobre racismo, além de feminismo;
  • Uma mulher jogando chamas por aí deve ser sensacional;
  • vai ter uma profecia, vai dar ruim, vou adorar!

Bom, talvez eu tenha criado muitas expectativas… Provavelmente terão alguns spoilers nos comentários.

A história dos ancestrais é bem interessante, apesar de eu ter achado que eles poderiam ter sido mais explorados. Já o estilo de magia de elementos é bem legal também, mas aquela história de usar varinha (mesmo que não utilize esse nome é uma varinha!) e os nomes escolhidos… Quem coloca o nome de uma arma de Mingau??? Really???

O fato da Henrietta ser negra não fez nenhuma diferença! Não sei se a autora quis criar uma representatividade colocando ela negra, mas a história se passa na Era Vitoriana, século XIX, tinha muito preconceito naquela época e milagrosamente a Henrietta não sofre nenhum tipo de preconceito racial, nem ela, nem nenhum dos outros personagens negros. Pode ser que ela quis dizer que como eles vivem em meio a tanta diversidade, como fadas, por exemplo, a cor da pele não importe, mas isso não ficou claro.

A maior parte dos problemas que a personagem tem é pelo fato de ser mulher (e tomar decisões idiotas). Pra ser sincera, não entendi muito bem o motivo de não existirem feiticeiras mulheres. Até onde eu tinha entendido (e lá vem spoiler), a Gwen era uma feiticeira também, então não faz muito sentido a Henrietta ser a primeira feiticeira em séculos. Outra coisa que também não fez sentido na minha cabeça foi o motivo de eles não terem achado logo de cara que ela era uma maga, já que ela podia produzir fogo, enquanto que os feiticeiros só podiam manipular os elementos… Além disso, achei a protagonista meio burra às vezes e que a autora poderia ter feito dela uma upersonagem muito mais “forte”.

O Rook era um dos personagens mais interessantes e senti que foi esquecido em várias partes da história. Esquecido pela Henrietta e esquecido pela autora. Queria tanto que a história dele tivesse sido trabalhada! Um desperdício! O cara sobreviveu a um ancestral e tinha uns poderes bizarros! Em 80% do livro nem lembram dele!

Bem, no fim, achei a história com muitos furos e muitos clichês. Parecia que eu estava lendo um apanhado de várias outras histórias de fantasia.

O que salvou este livro foi o final. Apesar de eu já imaginar o que iria acontecer com o Ancestral, algumas coisinhas me surpreenderam um pouco e eu terminei curiosa. Dei 3 estrelas e estou pensando se vou ou não dar continuidade à série.

Knowledge is as powerful as fire. The brighter it burns, the more it devours.”

Jessica Cluess – A Shadow Bright and Burning

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s